terça-feira, agosto 22, 2006

O conforto do frio

Não tenho predileção por esta ou aquela estação do ano. O calor do verão tem seu lugar no rol de programas e possíveis viagens (viagens!), naquele período que se estende das festas de fim de ano até a quarta-feira de cinzas, e o charme do inverno é anualmente bem-vindo, na serra e seus fondues ou, à distância, na neve e seus tombos. Fico com essas duas estações porque aqui no Rio é só o que há, praticamente. Há, sim, uma luz especial nos finais de tarde de outono mas passam tão rápidos... e já estamos no inverno. Já estamos? Bem, ao menos no calendário. O frio (entenda-se “frio de Rio de Janeiro”) tem andado envergonhado, tímido, recluso no extremo sul. Mas nesse domingo, para meu gáudio – e alívio – ele chegou.

Aparentemente aqui, em contraponto ao início do texto, coloco-me a dizer que gosto em especial do frio. Não, não; mantenho a afirmação inicial. O que acontece é que o friozinho no inverno e o calor de início de ano me tranqüilizam. O clima anda cada vez mais desconcertante e, ao mesmo tempo, extremado. O calor vem como um maçarico celeste e o frio é de mamute congelado em banquisa. Mas o pior é que quando se espera um, muitas vezes surge o outro. Quando o outro “é certo”, eis que o guarda-chuva (ou a camiseta) tornam-se inúteis. Esse frio "dentro de hora" me faz acreditar que as coisas continuam num rumo certo. Ao menos o clima.

É bom sentir esse friozinho que chegou à cidade. O vento entra assobiando pela fresta da janela, que insisto em deixar entreaberta para ouvi-lo e senti-lo. Estamos no inverno! Então que a estação faça por onde e o clima, repetindo-se ano após ano, seja um elemento de equilíbrio do mundo, como um filme repetido indefinidamente por uma criança, trazendo-lhe confiança e conforto.

6 comentários:

Frederico disse...

A propósito: a foto é desse domingo, 20 de agosto, posto 12, leblon.

CrissMyAss disse...

oiê!

Neila Baldi disse...

Frio???? Vai pro Rio Grande ver o que é frio!!!
A propósito: o que significa o sim do teu comentário? Terminei de colocar o texto (em quatro partes). Aparece lá e palpita.

Frederico disse...

o "sim..." foi, significou "ah sim, e depois o que aconteceu". Quanto ao frio, fiz questão de frisar “frio do Rio de Janeiro”. Estive em Buenos Aires esses dias, me meti na neve ano passado, passei um inverno em Caxias do Sul... sei bem que isso aqui é nada. Mas, para o Rio 40 graus, é frio.

c. disse...

Não é uma beleza? Eu me sinto já muito bem disposta porque parece que tudo foi pro lugar certo. Abraço.

Patrícia Cunegundes disse...

Nossa, vcs precisam ver o que acontece em BSB desde ontem: tava um calor de matar com uma secura daquelas; de repente, chuvinha boa, temperatura mais amena... E cheiro de chuva, em agosto, é a melhor coisa do mundo por aqui. Vale ouro. Viva o frio, viva a chuva!!