sábado, setembro 30, 2006

Gol contra, é claro

Iria escrever sobre o voto, sobre nossa responsabilidade cívica, sobre a importância de - ao menos! - lembrar em quem votou e acompanhar de veeeez em quando seu desempenho no cargo eletivo. Mas, embora a eleição de amanhã seja tão importante para a vida de todos, o acidente de ontem encerrou a vida de vários, acendeu a inquebrantável tristeza de diversos e aumentou a sempre presente apreensão de inúmeros.

Trabalho com várias pessoas que têm pânico de avião, muito medo de voar mesmo. Insisto em estatísticas e notícias extremamente - absolutamente! - favoráveis à aviação; milhares e milhares de pessoas morrem por ano nas estradas do Brasil "e" - pergunto a eles - "nos aviões, quantos, ah?" respondo eu mesmo, todo pimpão: "ninguém!!", afirmando a seguir que talvez, talvez, apenas os elevadores sejam meios de transporte mais seguros que aviões. Bem, mas tudo isso virou uma inverdade? não, claro que não. Me sinto muito mais seguro ao adentrar em um avião do que na Linha Vermelha, até o aeroporto, ou na BR-080, até Belo Horizonte. E me sinto seguro não por causa de algum patuá que leve no bolso ou devido ao glamour aeronáutico: me sinto seguro porque É mais seguro, ora!

Mas agora, depois dessa, depois de uma colisão (!) a 11.000 metros de altitude (!!), vai tentar convencer àqueles que têm medo, de que aviões não caem... (Mas não caem mesmo; são derrubados, o que faz muita diferença. Tem que "fazer muita força" para fazer um cair; tanto que o Legacy conseguiu pousar) De toda forma e modo, um episódio muito triste. E improvável.

10 comentários:

Hane disse...

No momento do acidente minha mãe e minha filha estavam em um avião da Gol. Imagina meu desespero até descobrir que não era a mesma aeronave!

Anônimo disse...

cara, seus comnetários são irados!! hahhha...

Gostou do vocabulário das mukissas? heeheehe...

Abraço,

Zethi (de joselitando.blogspot.com)

Anônimo disse...

uhauha! Seus comentários são antológicos!!! Gostou do dicionário das mukissas?!?! heehehh...

ABraços!!!!

Zethi. (do joselitando.blogspot.com)

Frederico disse...

Anne, nossa, que apreensão hein? que bom que tudo terminou bem para você.

Frederico disse...

ô Zethi, tem uns troços MUITO engraçados lá no blog de vocês... aos poucos vou lendo... aquelas frases mais másculas da história do cinema (e os comentários) são antológicas. Rapaz, "oh man, what a muks!" é bom demais! não consigo não rir com isso... :-)) Aliás, tô pra botar um link pra vocês. Vou ver se faço agora. Abraços!

Anônimo disse...

Eu também tô muito triste pelas famílias Fred e também tenho pavor de avião mas também sei que o que você fala sobre a segurança deles é totalmente coerente. Eu diria que esse fato suscitou em mim não um pavor maior ainda mas sim uma sentença simples e óbvia que todo ser humano sabe e finge que não, a única certeza absoluta que temos na vida é que um dia morreremos, como, não sabemos mas o único pressuposto para a morte é a vida, contrários né, basta estar vivo para morrer, não tem como , não tem o porquê ,não tem tempo certo, apenas acontece. Isso tem martelado minha cabeça desde ontem quando soube do acidente.

Anônimo disse...

Fre, tenho muito medo de andar de avião. Meu marido sempre me diz que é seguro mais não adianta, mesmmmmooooooooooo. Pois o medão tá ali.

Muita sorte neste domingo, aqui super ensolarada. Espero que você acerte seu voto!!!!!!!!!Espero que alguma coisa mude!

beijos

Anônimo disse...

Fred, entendo bem o sentimento da anne ( que bom que tudo terminou bem para ela). Minha amada sobrinha de 11 anos vem sozinha ao Rio ,de quinze em quinze dias ,em aviões da GOL ou da TAM. Nesse final de semana ela não veio por motivos de saúde.Pela primeira vez, fiquei contente dela não estar por aqui e torcendo para que ela volte o mais rápido a morar no RJ. Você sabe do meu pavor por aviões . Reconheço que você tem razão - a linha vermelha definitivamente é mais perigosa! Mas, não consigo parar de pensar no acidente e nos familiares dos passageiros e da tripulação do vôo 1907. Fico pensando na angústia deles.
Beijos para você e para a Clítia.
Carla.

Vaca disse...

eu viajo toda semana. eu fiquei com medo. e um primo morreu.
gol contra mesmo.

Anônimo disse...

Aviões são seguros, mas cada acidente faz tanto estardalhaço que sobrepõe qualquer acidentezinho de carro né? Quem tem medo, como eu, fica pior...
Triste, um amigo meu perdeu o irmão nessa...