sábado, julho 01, 2006

Falta de compromisso, falta de concentração e muito enfado

O futebol é um jogo. Como tal, muitas vezes conseguimos conquistá-lo e noutras ele nos vira a cara e vamos para casa sozinhos. Em um jogo muito disputado e com diversos pretendentes à vitória final, a imensa maioria irá perder. Mas há diversas formas de se participar de jogos, sejam eles pique-esconde, o polícia e ladrão da escola, buraco no sábado à noite com os pais e tios, video-game, paciência ou futebol.

Sua falta de compromisso com um jogo pode ter origem em sua crença quanto às poucas chances de sucesso, seu desconhecimento das regras ou sua técnica limitada. Ainda assim, se quiser, poderá jogar competitivamente, com brio. Na escola, no horário do recreio ou na aula de educação física você pode se empenhar em vencer a partida de queimado ou handball. Mas se não quiser se esforçar - porque está cansado, porque está sem saco, porque sua(seu) namorada(o) te deu um fora, por qualquer motivo - você não terá que responder a ninguém, salvo à sua consciência.

Mesmo que você se esforçe, o destino poderá lhe ser ingrato. Você joga no time de vôlei do colégio ou mesmo no time de futebol do condomínio; você joga no time da empresa ou com os velhos amigos; você vai defender uma tese; você concorre a um prêmio: sua mulher, seu marido, seus filhos, sua namorada, seu namorado, seu amigo, todos vão lhe assistir. O que você deve a eles? nada, nada mesmo, a não ser vontade, interesse, brio. Talvez ao demonstrar tais virtudes aliadas à capacidade de vencer, o destino lhe seja condescendente. Mesmo que dê tudo errado, seus amigos e parentes ficarão felizes e orgulhosos.

Perdendo ou ganhando, sendo derrotados ou vitoriosos, o que temos que ter em mente é o compromisso, a responsabilidade. Mas compromisso e responsabilidade são dois objetivos que podem se tornar voláteis, perder seus significados quando o indivíduo atinge um sucesso pessoal muito grande e, como exemplo de tal perda, começa a reclamar da monotonia de castelos onde tem que ficar concentrado em um determinado objetivo - que pessoalmente não lhe fará diferença em conquistar ou não - e, no momento da disputa, põe-se a congratular-se a todo momento com seus amigos que, ao menos naquele exato e preciso momento, são apenas seus adversários e nada mais.

A gente quer responsabilidade. A gente precisa de seriedade. Até no futebol.

9 comentários:

Anônimo disse...

Fred estou chocada.Não com a derrota em si, pois, como você muito bem mencionou, isto às vezes independe de seu bom desempenho.O que choca é justamente a falta de COMPROMISSO, o POUCO CASO, o DESRESPEITO pelo adversário e por aqueles que acompanham a equipe, torcendo e sofrendo.É revoltante demais...Pena que ainda tem gente morrendo infartada por causa de jogos como este. abraços.

Patrícia Cunegundes disse...

Putz, os caras reclamam que a concentração é chata; vão jogar batucando dentro do ônibus; é uma farofada só, falta de profissionalismo do ca&*%$#@. Desisti de torcer no final do primeiro tempo. E ainda tem gente que justifica dizendo que o jogo tava vendido. Vendido é o ca&¨%$#@. Os caras não tem compromisso mesmo. Tô passada.

Anônimo disse...

Não foi um presidente francês, o Charles de Gaulle que disse que o Brasil não era um país sério? Ele tinha razão... já naquela época. Ai, que ódio...

Anônimo disse...

Por todas essas razões que você já escreveu só tenho a dizer, estou muito triste sem a mínima vontade de falar nisso. Triste mesmo. meio deprê. bjs Tê.
O ser humano é um bicho muito esquisito...

Anônimo disse...

Muito bom! Disse tudo que todos querem falar mas de uma forma bela. Quase poética, mas sem tirar das palavras sua devida força e impacto. Adorei! Beijos.
PS: Qto ao que comentou ... cuidado que eu vou hein .... ahahahahaa ;-)

Neila Baldi disse...

Eu cantei a pedra no meu blog. Falta técnico! Falta homem de culhão!!!
E hoje vi uma boa: parreira burro = 13 letras. he, he, he.

Anônimo disse...

Sei lá... fiquei pensando que nada justifica isso. Será que deram pra eles aquela água que o Branco bebeu naquela outra copa???? Será que o Maradona passou por lá e deu "água que passarinho não bebe"... ou será que alguém teve convulsão? Nada justifica, só uma coisa doida dessas... Mas vamulá... agora a gente pode tocar a vida!

Anônimo disse...

OI Fred.
Perfeito seu texto, simplesmente, perfeito!
Adorei a forma como vc abordou a verdade...
Beijo
Ana

Anônimo disse...

Falta de tudo!! E agora, todos falando que vão se aposentar...
São esses tipos que representam nosso país no esporte? Palmas prá eles que eles merecem...
Pode deixar que quando meu filho estiver lá eu não vou deixar isso acontecer não!! hehehehe!!
Beijos!!!