quinta-feira, agosto 17, 2006

Alô, alô ceresiano

Como deixei implícito há alguns posts abaixo, ao falar sobre Stephen Hawking, tenho interesse nas questões “fundamentais” para o Homem, procurando entendê-las por um viés científico (o que não significa dizer que rejeito as demais abordagens; geralmente escolho o método científico simplesmente porque, enquanto o pressuposto é válido, não se admite discussão. Se houver contraprova positiva, muda-se de entendimento. As outras abordagens sobre as “questões fundamentais”, embora não admitam discussão, acabam justamente por ensejar muita polêmica e nem sempre estou a fim disso).

Toda essa loquacidade é para dizer que me chamou a atenção o desenho estampado na primeira página d’O Globo de hoje, com a proposta para o “novo” Sistema Solar. Aquela gravura me fez divagar, sair das provocações, obrigações e provações do dia-a-dia e pensar onde vamos parar, em todos os sentidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quero ainda ler um livro do Hawking, mais não extremamente cientifico ou seria mais filosofico????????

Adorei a foto????????Este post faz pensar.
beijos

Frederico disse...

Ingrid, ele tem dois livros famosos, para nós, leigos. O primeiro, de uns 15 anos atrás (é esse que tenho) é "uma breve história do universo"; é para leigos mas é um pouco "árido" em certas passagens, daquele tipo que temos que ter bastante concentração e reler um trecho algumas vezes. Há uns 2 anos lançou novo livro que, pelo que li e ouvi é tão bom quanto o anterior e mais palatável. Se não me engano o título é "o universo numa casca de noz".

Frederico disse...

esse tipo de livro envolve inevitavelmente, além de ciência, filosofia e religião. Não dá para falar de uma sem as outras (é famosa a frase de Einstein "deus não joga dados com o universo", por exemplo).

Patrícia Cunegundes disse...

Imbloglio anda profundo... Fiquei com "trama" da superficialidade reinante no zeromeiaum... Aimeudeusdocéu tenho que voltar a pensar!!