quarta-feira, agosto 09, 2006

"...E flutuou no ar como se fosse um pássaro / E se acabou no chão feito um pacote flácido..."

Quando vi a foto no site do Globo Online, não pude deixar de associar. A imagem não deixa dúvidas. Está lá estendida no chão, com um plástico azul por cima, que deixa ver apenas parte do “corpo”. Por MUITA sorte o acidente não produziu nenhuma vítima além dela.

Ficou ali, caída no cimento duro, à espera da perícia, exposta às lentes dos jornais e ao olhar dos passantes. Ela, que em “vida” tanta utilidade mostrou, agora jazia inerte, um corpo frio, deslocada, desprezada.

A imagem da porta do Fokker 100 no pátio do supermercado é perfeita analogia do momento em que vive a aviação brasileira. Bancarrota: tarifas irreais, atrasos descomunais e, agora, acidentes. Caída por terra.

(o trecho de "Construção", pinçado para servir de título, me fez pensar nessa e em outras letras de Chico Buarque. Desse sujeito podemos falar, de boca cheia: sem dúvidas, o cara é um gênio!)

19 comentários:

Anônimo disse...

Sim o cara é um gênio mesmo...gosto de algumas músicas dele!

Anônimo disse...

Perfeita analogia. Muito bom o post. Adoro seu jeito de "criticar". Beijos.

Anônimo disse...

O Chico compositor eu gosto, o escritor ainda estou tentando. Quanto ao avião, o medo, não adianta, eu tento racionalizar a coisa toda, mas não rola, tenho medo e ponto final. Acho que é a coisa toda de ficar trancada. Enfim... Bj.

Neila Baldi disse...

Maravilha!!!
Agora me explica, pq a Tam ainda usa o F-100? F de foda...

Frederico disse...

Eu sei como é isso. Tenho umas colegas de trabalho que são apavoradas. Uma delas vai aos EUA no final do ano e já está um tanto tensa por causa do vôo; disse ontem que SEMPRE acha que vai cair; entra num avião achando que está indo para a forca... Acho graça, mas também acho um medo irracional (bem, também tenho os meus... moro no 16o andar, de frente para uma grande área livre... vira e mexe fico com medo da janela).

Frederico disse...

Neila, você me fez ver A Verdade. É claro! F-100! como o tal avião tem capacidade para cerca de 100 passageiros, é isso! Fode (os) cem!!! ;-)

Anônimo disse...

A varig levou nosso amor de vingança e nem herança deixou. Não deixou um tostão porque não tinha não... nem pagou perdas e danos....
deixou um buraco... que papel! uma imagem de São Francisco, e um bom disco de Noel...
Tem Chico pra qualquer analogia e situação. A-do-ro

CrissMyAss disse...

Não, esse é o Fucker-100.

Anônimo disse...

Frederico, gostei muito do seu estilo. Cheguei aqui através do Fernando Cals e certamente voltarei mais vezes. Te convido a passar no meu blog. Abraços!

Frederico disse...

Ah "Marisa", sempre bom relê-la, revê-la (um dia, talvez). A VARIG... pois é a Varig... passou, cantando coisas de (des)amor. A Varig não é "A Rita" mas (ah desculpe a rima fácil e óbvia, não sou Chico, ainda que Francisco) irrita. (Hoje, admito, estou impossível, naqueles dias de falar e sorrir e fazer rir)

Frederico disse...

Obrigado Marconi, quanto ao "estilo"; acho que quando fazemos algo que gostamos, as chances de aparecer coisa boa aumentam. Escrevo com prazer, dizendo sempre o que acho e de que forma vejo. Sempre imagino que é criado um triângulo escaleno (aquele dos três lados diferentes) entre as mãos, a mente e o coração. Dessa geometria aparentemente irregular sai um texto redondo. ;-)

Frederico disse...

Cris, me lembrou a dupla Fucker and Sucker.

Patrícia Cunegundes disse...

Frederico, o meu sonho é o Chico "declamar" Construção no meu ouvido!!!
Ai socorro, o marido leu. Se eu não postar nada no zeromeiaum nas próximas 24 horas vocês chamam a polícia!

Anônimo disse...

Entrei pra ler coisas novas, mas não encontrei. Eu já atualizei ... Beijos

Frederico disse...

Rs Patrícia... Mas então, Chicho Buarque elevou-se a um patamar meio que "acima dessas coisas mundanas". Acho que os maridos em geral não têm ciúmes do homem. Dia desses um amigo esteve lá em casa com uma foto. Uma foto dele ao lado de Chico Buarque, recentíssima. Disse que estava num ônibus, descendo a praia de Ipanema. Avistou Chico Buarque caminhando pelo calcadão, com outros dois caras. Não pensou meia vez: desceu do ônibus, aproveitou a coincidência e pediu pra tirarem a foto. :-) Essa foi boa... Bem, eu não faria tal coisa, mas chegaria em casa contando "ih, vi o Chico Buarque hoje!"

Patrícia Cunegundes disse...

Pois é... E eu não dou essa sorte. Tenho trocentos amigos que o conhecem - são amigos ou têm alguma relação profissional com ele - e eu não o encontro. Mas a vida é assim, né?
Na verdade, monsieur não tem ciúmes dele (de que adiantaria ter, não é verdade?), mas é engraçado dizer que tem.
Beijo :)

Anônimo disse...

É bom quando gostam do que eu escrevo ...

Anônimo disse...

tenho esperanças de um dia poder viver bem e sem dúvidas.
Eu visito muitos blogs foi assim que eu achei o seu, li e quis comentar!!
Bom final de semana!

Anônimo disse...

Chico é arte...em cada uma de suas músicas a expressão artística impera. Tem uma musica dele belissima chamada Eu te Amo...não se se conhece Fred..élinda, se não me engano o caetano canta e a Ana Carolina tb que é mais ou menos assim Ah se já perdemos a noção da hora, se juntos já jogamos tudo fora me conta agora como eu de partir....Se nas travessuras das noites eternas Já confundimos tanto as nossas pernas Diz com que pernas eu devo seguir..