terça-feira, agosto 08, 2006

Passa a tranca! (e leva a chave)

Desde aquele terrível acidente em São Paulo, quando um Fokker 100 da TAM caiu momentos após decolar, causando a morte de quase 100 pessoas, eu fujo desse modelo como o diabo da cruz.

Tivesse apenas ocorrido esse acidente, seria uma tragédia isolada. No entanto, desde então, já houve vários acidentes com esse avião e fica claro que é um modelo inseguro, a despeito do que especialistas possam assegurar. A última novidade do Fokker 100 foi essa porta que saiu voando sobre São Paulo e caiu sobre o supermercado...

Houve um tempo, lá pelo ano 2000, em que eu ia muito a Belo Horizonte e, algumas vezes, tive que viajar nessa coisa. Se não me engano, foi na última vez em que andei nele: estava sentado junto à saída de emergência, sobre a asa. Nessa saída o Fokker 100 possui uma pequena tampa, voltada para o interior do avião, que, presumo, cubra uma alavanca de acionamento da porta (como aquelas junto às janelas de ônibus ou nos vagões do metrô). Imagino que, em caso de emergência, essa tampa deva ser arrancada de seu ponto de fixação a fim de que o passageiro ou tripulante possa acessar a tal alavanca. Eu, que já estava grilado de estar ali dentro, me sentindo num autêntico esquife voador, fiquei ainda mais incomodado ao constatar que (segure-se aí) a peça estava presa à porta por um inacreditável aramezinho, daqueles cor-de-cobre! sim, é verdade; o suporte deve ter-se quebrado e a TAM colocou ali um arame todo enroscado, como na vedação dos sacos de pão de forma...

Diriam que aquilo não afeta em nada a segurança do vôo, do que eu não duvido. Mas aplico uma regra do comprador de carro usado ao arame no avião: se a parte a que tenho acesso, a parte que vejo, a parte que está exposta, apresenta algum defeito ou mau-trato, imagine o que está oculto!

Me surpreende que um avião desse ainda voe. Mas também, quem quer viajar de avião no Brasil a cada dia tem menos opções... daqui a pouco virão os Electras, Constellations, DC-3... Aliás, estou cometendo uma impropriedade: esses aviões, embora antigos, foram muito mais seguros que esse – toc toc toc, isola! – Fokker 100.

(E aqui nem podemos ter o consolo de traduzir esse temor como “ih, ele tem medo de avião!”; pelo contrário. Andei várias vezes em aviões de apenas dois lugares e nasci voando por aí. Mas é aquele ditado, “bonitinho”: quem tem... tem medo!)

6 comentários:

Anônimo disse...

Ah, eu tenho medo de avião, na verdade pavor. Viajo e tal, mas praticamente sedada. Eu evito viajar pela Tam, quer dizer, evitava, né? Porque tenho mais medo da Gol, então tá complicado. Beijinhos.

Claris disse...

Eu devolta por aqui! E pra variar, vc com bons textos!
É, tem razão... esse Fokker-100 já deu o que tinha que dar lá na Cantareira (foi lá, se não me engano!), naquele primeiro acidente. Lamentáveis esses descuidos pecaminosos.
Abraços.

Frederico disse...

Mas Camille, qual o motivo de evitar viajar pela TAM ou pela GOL ?!?! acho que seu motivo é evitar de viajar DE AVIÃO, genericamente, né não ?!?! ;-) (sei que não adiantam estatísticas, mas é um fato insofismável que AVIÕES NÃO CAEM. Ah tá, caem mas é tão, mas tãooooooooo pouco que podemos dizer que não caem. Acho que só os elevadores - se é podem ser considerados meios de transportes equivalentes a carros, aviões e tais) são mais seguros. Certamente as escadas são MENOS seguras. E, pensando bem, deve haver mais vítimas em elevadores do que devido a aviões. (confesso que já tive medo em aviões, mas essas "aventuras" posso contar em um post específico). :-)

Anônimo disse...

Continuação do msn (pra me corrirgir depois eu comente o post) ... então acho que me expressei mal da última vez, pq afinal é lógico QUE TUDO AQUI É SENSACIONAL!!!!!! Sim leiam, leiam, comentem, leiam mais ahahahahahha. Beijos.

Patrícia Cunegundes disse...

Frederico, há anos fujo do "Fucker"-100. No ano passado, estava em Vitória para o casamento do meu irmão e preferi pegar um vôo às 5h da manhã, com conexão em São Paulo, a voar num F-100 direto para Brasília em horário decente. A TAM não me pega com esse tal de Fucker.

Anônimo disse...

Só uma perguntinha...alguém sabe que tipo de avião vai de Recife ou Natal para Fernando de Noronha? Ando preocupada com isso.....rs..