terça-feira, outubro 03, 2006

E a eleição, hein?

Sempre que ocorre algo negativo ou pelo menos diferente aparece muita gente para dizer “ah, só no Brasil para acontecer uma coisa dessas” ou, no mesmo mote, “esse país não é sério mesmo” e ainda “que povinho!”. Neste momento o motivo das exclamações é a eleição de algumas figuras "peculiares", famosas por outros motivos que não propriamente sua íntegra atuação política.

Muito tem se criticado o enorme (e por isso multifacetado) eleitorado paulista por haver eleito para a câmara federal, entre tantos outros, o cantor Frank Aguiar, Enéas, Paulo Maluf e o mais lembrado, Clodovil (sim, ele, o estilista). Há também críticas pela eleição de Jader Barbalho lá no Pará ou do ex-presidente Collor para Senador, em Alagoas. Perante tais novas autoridades poderia ser dito que “brasileiro não sabe votar”. Mas e a contrapartida?

Os brasileiros também impediram Severino Cavalcanti de voltar para o Congresso, de onde saiu certo de que iria voltar pelas mãos de seu humilde eleitorado do sertão nordestino. No entanto... Outro menos famoso - mas não menos nefasto - que não voltou para Brasília foi o presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. E a deputada dançarina (do PT de... SP!) Angela Guadagnin agora terá que procurar outra pista para demonstrar seus passos. Como esses, vários outros (a grande maioria dos envolvidos no escândalo dos sanguessugas, por exemplo), não foram eleitos. Então nesse caso o eleitorado foi sábio e nos outros não? Não acho nem uma coisa nem outra. A eleição de figuras de vulto nebuloso ou “estranhas” ocorre em qualquer lugar. Países de primeiro mundo elegem ultraconservadores de direita (França) ou até mesmo notória prostituta como nos anos 80 na Itália – Cicciolina. Já os norte-americanos votaram pela reeleição de George Bush mesmo depois da “guerra” (prefiro “invasão”) do Iraque. Que tal?

O exercício do voto é sempre positivo e nos faz bem como povo e Nação. Embora com tanta decepção e choques com sucessivos escândalos, os brasileiros têm interesse e confiança na mudança para melhor através do voto. Isso ficou claro no baixo índice de abstenção ou perda do voto (principalmente em comparação com a campanha que alguns fizeram pelo - inútil - voto nulo). O segundo turno será bem-vindo, tanto em âmbito estadual (aqui no Rio e em alguns estados) como no federal. Vamos assistir, discutir e tentar melhorar nosso país.

11 comentários:

Patrícia Cunegundes disse...

Fred, sabe uma coisa que me deixou extremamente satisfeita, apesar do Maluf, Frank Aguiar, Collor, Clodovil etc e tal? O baixo índice de abstenção, de votos nulos e brancos. Mesmo com alguns resultados estapafúrdios, eu renovei minha esperança no País. Um dia, tudo dará certo. E seremos todos felizes. (Não foi bom o ACM se ferrar? A gente tem que se agarrar nestas pequenas vitórias para não perder a fé).

Frederico disse...

É Patricia, tem o ACM, havia esquecido. Pois, então... acho que o resultado foi positivamente surpreendente. E todos votaram. Quanto a esse pessoal que foi eleito e que citamos, não acho que sejam de "alta periculosidade" para a câmara. O perigo está naqueles ocultos, desconhecidos... Mas e aí para o seu "chefe"? está tudo bem? teremos continuidade?

Mosana disse...

Concordo.. é o único jeito de tentarmos alguma mudança!
e viva a democracia!
beijos

Anônimo disse...

O que vc acha da Frossard dizendo que vai votar nulo?

Anônimo disse...

Pois é, apesar de eu não ser eleitora do PT gostei muito de ver o resultado na Bahia... vc tem razão... falhas todo ser humano tem, quem vota e quem é votado... é rezar e rezar!!

Frederico disse...

Teresa, Depois dessa do Garotinho apoiando o Alckmin, o que restou para Frossard? ficou sem opção. // O que esse evento demonstra, pela enésima vez, é a tradicional ciranda de interesses eleitoreiros. Hoje sou seu aliado, amanhã um xinga o outro etc e tal. A meu ver, foi um ponto negativo para Alckmin. Lula 1 x 0 nesse segundo turno. // Ah! usando essa metáfora esportiva, não posso deixar de comentar: meu Mengão goleou! YESSSSSSSSS !

Patrícia Cunegundes disse...

Sim, Fred. Meu chefe foi eleito. Continuamos no Parlamento! Bom, na verdade não sei se eu vou agüentar, estou achando tudo um saco por lá, estou com muito vontade de voar, mas ele terá mais 4 anos. ;)

Patrícia Cunegundes disse...

Eita, nem tinha visto o resultado do jogo. Preciso ligar pro meu pai e pro meu irmão. Para retribuir as sacaneadas! MEEEEEEEEEEEENNNGOOOOOOOOO!

Frederico disse...

16:40 h, 5/10/06: a Frossard voltou atrás quanto ao incentivo ao voto nulo. Ah, essa política... (tá difícil de engolir o casal bolinha e rosinha com Alckmin)

Ane Brasil disse...

É, Frederico, olhando por esse lado até que vc tem razão... olha que qdo eu espinafrei os paulistas lá na Gazeta eu nem sabia do breganejo Frank Aguiar...
Aqui no RS a coisa não foi muito diferente: elegeram um sujeito chamado Mano Changes... o cara é vocal de uma banda que mistura pop-rock com funk, tem letras sacaninhas e apologia à maconha... nada contra maconha e sacanagem, só não acho adequado esse tipo de figura ocupar uma cadeira na Assembéia Legislativa do Estado...
Aff, eu tinha prometido não falar de eleição.
Sorte e saúde pra todos!

Giulia disse...

Frederico, que colocações sábias! Pôxa, você está coberto de razão. É claro, como é que a gente quer que tudo mude de uma hora para outra?! E mais, como é que dá para se comprazer de que o "nosso" candidato ganhou, sabendo que foi no meio de tanta lama (para a qual ele também certamente ajudou, pois está no sistema)! Então o caminho é esse mesmo: as pequenas vitórias da consciência popular que vai excluindo um aqui, outro dali, até não ser mais possível aceitar um sistema tão corrupto como o que está em vigor.