quinta-feira, outubro 26, 2006

Fogueira sem muitas vaidades

Hoje fez um daqueles dias de Rio-Rio (explico a ênfase: Rio, quando é mais Rio. Explico a explicação: um calor dos diabos! 'tendeu?).

E por causa do calor senegalesco, o caso: "Mendigos invadem Souza Aguiar [para os de longe: um dos maiores - talvez o maior - hospital público com emergência dessas paragens] para tomar banho". Na verdade, um grupo de 15 "homeless" (agora tô gostando desse termo, notaram?) entrou no pátio da emergência do hospital e se dirigiu para banheiros químicos a fim de se refrescar devido ao grande calor que fez na cidade nesta quinta-feira. Os guardinhas do hospital foram lá e expulsaram a turma toda, homens e mulheres acalorados.

E quem que a notícia me trouxe à mente? pois é... a dona Maria Dora deve estar cheia de certezas por essa hora, do tipo "eu não disse?!?!".

Agora, e essa expressão que usei ali em cima, "calor senegalesco"? eu queria saber o por quê de sempre citar o pobre do Senegal numa hora dessas. Ok, é claro que é um país quente e africano (acho que cometi uma redundância). Mas por que não citar tantos outros que lá há?

Pois sentencio aqui, e assim ficará: hoje no Rio fez um calor congolês, serra leonês, egípcio (taí, boa lembrança), marroquino, moçambicano e por aí vai.

8 comentários:

Ane Brasil disse...

"Sené, sené, sené, sené senegal..."
hehehe, lembra disso?
Cara, "deve sê legal, sê negão no Senegal"...
Olha, foi bom vc ter lembrado... agora tb encafifei com essa cisma que o povo tem pelo senegal... hum, vou pesquisar... o dia que achar a resposta te digo.
Sorte e saúde pra todos
PS: me nego a falar sobre moradores de rua. Trabalho com eles todos os dias!

Felipe disse...

Cara, não sei se você conhece Brasília, mas, em termos de clima, há algumas peculiaridades. A saber:

1) Entre junho e setembro, faz uma secura saárica (para não repetir o senegalesca) e a umidade chega a uns 10%. Teve ano que ficou 100 dias sem chover.

2) Curiosamente, no meio dessa secura, junho e julho são o auge do inverno e são os meses mais frios. Ao mesmo tempo, em gosto, ainda no fim do inverno, é um calor desgraçado, porque o frio foi-se, mas continua sem chover e uma secura horrível. De verde, a cidade passa a ter uma coloração marrom.

3) Em setembro/outubro começa a chover. E esse ano, esse mês, particularmente, é o mês com maior índice pluviométrico (falei bonito) de todos os tempos na curta porém heróica história de Brasília. Ontem choveu pacas aqui. Daquelas que fazem a gente fazer uma prece para Deus, nosso senhor.

Abração,

PS: Não peguei a Heloísa Helena. Talvez tenha sido falta de oportunidade... Ou não. Tenho evitado delitos.

Frederico disse...

É verdade Ane? ora vejam só... achei que vc fosse apenas uma moça blogueira e desbocada... hehehehehe... Mas, sério, ser morador de rua em Porto Alegre deve ser mais sufoco ainda... "sufoco" é força de expressão.

Frederico disse...

É né Felipe, seco pracará... já vi e li... mas não conheço Brasília. Uma hora vou. // Hahahahaha, sabia que vc ia ver o lance da HH. Ah, a coisa tá muito séria lá. Já dei meu depoimento "cabeça" mas não aguento manter essa postura longamente não. Aliás, imprimi o texto do Zethi e dei pro povo do meu trabalho; todo mundo chocado. Terrível. // Esses lances de pequeno delito e mukissas são nota 10. ;-)

Anônimo disse...

Aliás, merda esse teu timinho ein. Perdendo pra imundícia vascaína. Baixo astral total.

Anônimo disse...

Ah então, eu já leio a sua pessoa faz algum tempo, mas eu sou tímida. (Ha) E fiquei meio assim de comentar. (ha ha)

Eu não chamo trabalho de trabalho. Sempre foi senzala. E o fato de eu ser neguinha super tem a ver nesses momentos. Agora açoite, é?

Então, volte sempre, a cerveja é estúpidamente gelada e por minha conta, mas tira o sapato que eu A-C-A-B-E-I de limpar o chão.

Ah sim, eu sempre falo senegalês porque acho mais sonoro. Não dá pra usar egípcio ou o Egito vai acumular funções (eu já "faço a egípcia com MUITA freqüência) e tirando o Senegal não tem mais muito país com nome divertido na África. Só a ilha-ilhá do amor. Aiê, Madagascar olodum.

Mosana disse...

ahahahah eh mermo a gente sempre fala senegales.. mas aki em sp tb fez um calor tipico carioca!
faltou só a praiaaaaaaaaaaaaa!!!
beijos e bom fds

Hane disse...

Pode incluir aí o calor candango!
Minino, quando aqui dá pra fazer calor, sai de baixo porque é muuuuiito seco e neguinho sai desmaiando pelas tabelas.
bjs procê e bom final de semana!