sexta-feira, maio 11, 2007

"Sometimes I wonder where I've been..."

E sigo com post tendo como título trecho de música em inglês. Agora é a vez de Nikka Costa e seu hiper mega super master advanced plus hit do início dos anos 80 "On my Own". Lembrei instantaneamente da Nikka ao ler a notícia sobre o novo fenômeno pop - na MTV romena - , Cleopatra Stratán, quatro anos, que ganhou nesta quinta-feira três prêmios MTV - melhor canção, melhor disco e artista revelação.

Os acessos ao clip da garotinha fofinha (acima) já passaram de um milhão de acessos no Youtube e, decerto, irão bem além disso.

O que muito provavelmente não irá muito longe é a fama precoce da mocinha. O fenômeno "criancinha-fofura que é sucesso magnético internacional" vem dos tempos da Nikka no alvorecer dos anos 80 e também, já na década seguinte, com Jordy e seu "Je m'appelle Jordy, J'ai quatre ans et je suis petit". Por sinal, "quatre ans" também; curioso.

Nada contra o sucesso da meninada. Pelo contrário, é algo que enternece a todos, uma criancinha assim, que grava, faz shows ao vivo e tem desembaraço difícil de encontrar até em muitos adultos. Mas fica a dúvida de até onde está se explorando cabecinha tão tenra e o que isso poderá acarretar em seu futuro.

8 comentários:

Hane disse...

Terror e pânico! Eu tinha esse lp da Nikka Costa!
Ai, jesus me chicoteia! E com força! (rs)

Hane disse...

Agora falando sério, nunca deixaria nenhuma das minhas filhas passar por isso. Não deve ser bom para a mente de uma criança - vide exemplo de Drew Barrymore.

Leandro disse...

Lembro bem da Nikka Costa e da Jordy. Não gostava delas, nem das músicas.
Agora, um pouco mais "maduro", não vejo nada além de exploração. Talvez uma forma de um pai, uma mãe, ou ambos, livrarem-se da frustração de não terem conseguido gravar nada...
Isso sem falar do apelo comercial da "fofurinha" que, no fundo, não passa de uma máquina caça-níqueis.
Seja como for, é lamentável.

Denise S. disse...

isso não deve ser bom, cada coisa a seu tempo.
como pode uma criança que ainda mal começou a viver ganhar toda esta notoriedade e dinheiro? não tem estrada pra isso.
exploração dos pais, isso é o que penso.

Frederico disse...

Então estamos todos de acordo. Mas a exploração não é só dos pais. Tem a gravadora também. E essa, aí com certeza, é que a que fica babando mais e com cifrões pulando pelos olhos.

Denise S. disse...

É verdade. Mas a gravadora só age com a autorização dos pais.

Patrícia Cunegundes disse...

Caraca, Nikka Costa!!!!
Vem cá, isso é exploração de trabalho infantil, não é? Essa criançada atriz-ator-modelo-cantor-cantora rala pra caramba.

Pedro Maverick disse...

CARAMBAAAA!!! Eu ouvi Jordy quando tinha uns 6 ou 7 anos... Numa época em que minha mãe, meu padrasto e eu nos mudamos para o interior... Ai ouvia Mara Maravilha, Jordy e umas outras "porcarias" que na época eu adorava! Que legal relembrar aqueles tempos! A gente vai crescendo, começa a sair com as garotas e sei lá... acabamos nos esquecendo destes tijolinhos que formam nossos alicerses... Muito bacana! Valeu mesmo pessoal do imBLOGlio!!!
Pedro Macedo, Goiânia...