terça-feira, julho 03, 2007

Estupefação (uma excepcional e necessária segunda postagem em um dia)

Não sei se defino como um absurdo, uma vergonha ou um desserviço. E enquanto tento resolver essa dúvida, outra me vem: sendo absurdo, vexame ou ainda "gol contra", quais são os motivos para tanto? explico.

Nesta noite de terça-feira assisti, como faço vez por outra, a uma parte do "Jornal da Band" que, por motivos claros de audiência, termina exatamente quando o "Jornal Nacional", campeão supremo de ibope, começa. O telejornal da TV Bandeirantes noticiou um crime ao qual a Rede Globo, fosse cometido no Rio, daria destaque de "primeira página"; resolvi assistir ao noticiário da Globo para ver de que modo seria anunciado. Para quê...

O crime ocorreu em Porto Alegre, em área de bastante movimento. Um grupo de assaltantes atacou os seguranças de uma transportadora de valores quando estes últimos se encaminhavam para dentro do carro-forte carregando malotes com dinheiro. Um bandido, certamente motivado pelos filmes de ação hollywoodianos, fez-se passar por catador de lixo e, no momento que julgou exato, sacou um fuzil de um monte de papéis amassados que levava em um carrinho de supermercados. Os vigilantes revidaram o fogo que tornou-se cruzado com a chegada de outros três assaltantes por uma rua lateral. O resultado?

Os bandidos fugiram sem levar nada. Dois vigilantes foram feridos. Quatro inocentes também feridos. Uma moça universitária, vinte e poucos anos, que chegava no caixa eletrônico, mor-ta.

A pergunta evidente: Jornal Nacional, por que não noticiar tal crime? Pessoalmente não acredito na hipótese (que alguns levantam há anos) de tentativa de desmoralizar o governo carioca (todos os governos, por anos?) mas fica parecendo que há algo nesse sentido. O "Jornal da Band", por sinal, entrevistou a população local e uma senhora disse o que todos sabemos: "a violência não está só no Rio. Aqui está igual".

Nosso país inteiro sofre com a insegurança. Por que só mostrar as nossas (verdadeiras e escandalosas) mazelas?

Por quê?

-o-

A foto abaixo é do jornal de Porto Alegre "Zero Hora". O link para a notícia está aqui.

2 comentários:

Denise S. disse...

Mas que estranho não se dar destaque a esta notícia... Não via nada mesmo. Tenho um amigo do Recife que diz que nós, cariocas, da missa não sabemos a metade do que acontece Brasil afora. Talvez.

Anônimo disse...

Bem mandado. A pergunta realmente não quer calar.