segunda-feira, setembro 18, 2006

Dentro da novidade, uma coincidência

Ao escrever no título "novidade", lembrei-me da música homônima dos Paralamas & Gilberto Gil. "A novidade veio dar à praia / Na qualidade rara de sereia / Metade o busto de uma deusa Maia /Metade um grande rabo de baleia". Minha inovação não causará tanto espanto como o encalhe da sereia mas que é novidade, é!

Tive a idéia de criar exatamente aqui ao lado direito do post uma nova seção: "melhores momentos do imBLOGlio". É claro que tais "melhores momentos" vêm da minha interpretação personalíssima. É claro, também, que escrevemos coisas que julgamos ter alguma relevância. Daí que o que não consta em tal lista não descarto sob o título "bobagem" ou coisa que o valha. Na verdade há textos bem interessantes mas, cada um por seus motivos, não achei de tanta importância no momento. Ser datado, por exemplo, é um desses motivos excludentes.

A lista começa com a "livre adaptação", primeiríssimo texto do blog, num momento em que ninguém o conhecia. Decidi começar por ele (e agora incluí-lo como "melhor momento") pela diversão que tive ao elaborá-lo. Ele é, na verdade, um texto pré-blog. O escrevi há mais de um ano, numa época em que, nos momentos de total ócio, resolvia escrever histórinhas. A "livre adaptação" foi uma delas.

"Liberdade..." e "Estrada Real..." são textos que fiz com bastante emoção; ambos falam de Minas Gerais e minhas observações de pseudo (e atrasadíssimo) bandeirante.

Procurei incluir nessa lista o mínimo possível de textos "tristes", por assim dizer. A forte exceção é "As dores do Brasil". Foi escrito em homenagem a um rapaz desconhecido mas que seu destino, ao meu ver, sintetiza os desmandos que acontecem no Brasil.

Falando em pouca dedicação, "Falta de compromisso..." poderia ser rotulado como "datado" já que foi escrito horas depois da eliminação da seleção de futebol na Copa do Mundo. No entanto procurei expandir o significado de sua mensagem e acredito que o resultado tenha sido, ao menos, razoável.

O texto sobre aniversário (que, curiosamente, não tem título) foi escrito em terceira pessoa e acho que criei um cenário - facilitado por uma foto - bem próximo à realidade.

Enfim, são textos do imBLOGlio feitos até cerca de um mês atrás. Os muito recentes não inclui - daqui há uns meses tentarei aumentar a lista (se escrever algo que valha a pena no período). Espero que esse revival ofereça àqueles que os lerem o mesmo interesse e prazer que tive ao escrevê-los.

P.S. A coincidência foi que, enquanto relia os textos, me dei conta de que o blog completou seis meses de vida há poucos dias. É, portanto, uma novidade que marca essa data.

8 comentários:

Juliane disse...

Parabéns pelos 6 meses!!! Seus textos são ótimos!!! Gostei da idéia de separar os melhores... Bem legal!

Frederico disse...

Juliane, obrigado! Quanto aos textos, nem sei se são os melhores. São os que marcaram, os que mais gosto de reler, posso dizer. Tem coisa recente que não entrou, como um sobre o homem que veio de carroça para o Rio, desde Juiz de Fora (sobre o qual, por sinal, não vi mais notícias... vou pesquisar).

Anônimo disse...

Muito bacana! Assim posso ler algo que pra mim seja novo ou então reler o que eu gostei. E parabéns pelos 6 meses. Beijos.

Anônimo disse...

Seis meses, passam num instante. Meu primeiro blog durou um ano e pouco e eu guardei alguns textos antes de me livrar dele. É engraçado reler os textos antigos, alguns eu nem me lembro sobre o que ia na minha cabeça quando escrevi.

Frederico disse...

Por que as pessoas terminam um blog e começam outro? que curioso... (um dia provavelmente esse blog aqui terminará - como costuma acontecer com tudo - mas não trocarei ele por outro. Sou fiel!)

Ane Brasil disse...

6 meses de blog? só? quer dizer que ele tem quase a mesma idade do Gazeta?
Pô, qdo cheguei pro aqui fui lendo o que tinha a mão... e achei q tu tinha já anos de praia...
Bueno, longa vida ao Imblóglio!
sorte e saúde pra todos!

Anônimo disse...

Seis meses... parabéns!! Eu tô salvando meu blog do weblogger aos poucos prá poder encerrar lá, mas são 3 anos... cada vez que eu começo a salvar eu vou relendo os textos, lembrando de certos momentos... não acabo nunca!! hehehehe!!
Vou ler seus preferidos!!
Beijos!!

Anônimo disse...

Ah vou responder pq acabei com um e comecei outro... na verdade fiz o cadastro dos dois quase na mesma época, mas fui ficando o weblogger pq gostava mais, apesar dos problemas que ele dava... mas ficou insuportável (eu creio que só não tem problemas quem usa o sistema pago) aí eu tive que sair...
O outro comentário que eu deixei no post do vamos combinar não entrou...
Beijos!!