segunda-feira, setembro 11, 2006

O Folhetim de Terezinha

O primeiro lhe falou da imensidão do universo, explicou-lhe coisas sobre o espaço, a geologia e a atmosfera, explanou sobre teorias gerais e especiais, falou sobre o ano-luz e a relatividade do espaço e do tempo, comprovando que, em tese, poderia voltar àquele momento inicial em que a viu, asseverando que tal instante cristalizou-se em seu coração e mente.

Terezinha se afastou.

O segundo, bem romântico, comparou o brilho do luar com a luz de seus olhos. Jurou que, mesmo sem ter seu corpo por perto, a Lua e as estrelas, tão distantes, o fariam sentir-se mais perto dela. Afirmou com convicção que sabia que todo o cosmo havia sido confeccionado especialmente para aninhar sua existência e que seu amor por ela era o quinto elemento que faltava na natureza.

Terezinha declinou.

O terceiro disse que não se interessava em falar sobre o luar ou corpos celestes, amores ou teoremas. Mas confirmou que as estrelas e a Lua eram facilmente visíveis de sua cobertura na praia e que, se ainda assim fosse difícil vê-las, poderiam embarcar em seu jato e ir para uma de suas fazendas ou mesmo para a Polinésia Francesa, de onde ele jurava ser muito fácil ver o céu.

E porque a vida é dura e complexa, para esse Terezinha deu a mão.

-o-

(Terezinha até diria "sim" para outros, mas não era daquelas que se dariam apenas "por uma coisa à toa, uma noitada boa, um cinema ou um botequim"; muito menos aceitaria "só uma prenda, ou qualquer coisa assim, como uma pedra falsa, um sonho de valsa, ou um corte de cetim"... Fred e suas citações buarquianas.)

20 comentários:

Anônimo disse...

Ô rapaz... eu não terezinhei... terezinharia hoje? Não sei...

Frederico disse...

Claudia, nem todas (ou todos; por que não levar em conta os Terezinhos?!) terezinham. Tem gente que julga que terezinhar é algo... imoral, nada ético. No entanto, tempos de emergência pedem ações emergenciais. Terezinhar, em diversos casos, é boa opção. Em outros casos, é ótima escolha. Portanto, que não se jogue pedras nas terezinhadoras (como fizeram com a Geni - outra do Chico). Cada um que terezinhe ou não. E sejam felizes.

Anônimo disse...

não jogo pedras... tampouco consegui escrever sobre o 11 de setembro... estranho isso...

c. disse...

Terezinhar...É um bom verbo. Ficou legal o texto. Abraço.

Frederico disse...

Mas Cláudia, o texto que vc escreveu por lá já vale o ingresso... Gostei muito mesmo. Me lembra aquela do Cazuza, "mentiras sinceras me interessam", porque se até o amor se inventa (conforme o próprio), porque não as lágrimas? ah!!! lembrou-me o Lobão também. Lágrimas sim, mas elegantes! (Decadence avec elegance) // Agora, nada sobre september 11th? algum trauma?

Anônimo disse...

Caralho, mermão, ficou bom demais!
Pô, tu já é bom... metendo Chico no meio (opa, no bom sentido... hum quer dizer... ) fica melhor ainda!
Sorte e saúde pra todos!

Hane disse...

Nada a ver, mas essa semana eu sonhei que o Chico Buarque era meu vizinho!
Delírio total! (rs)

Frederico disse...

Calma Ane Brasil, caaalma...

Anônimo disse...

Lembrei daquela nossa amiga, uma certa "nega" chamada Tereza...

Anônimo disse...

trauma? acho q não... vou tentar

Anônimo disse...

Sensacional! Terezinha terezinhou certo, os dois primeiros eram chatos de galocha!!

Vaca disse...

sábia tereza. com sorte o namorado dela tem um fusca e é flamengo :)

Vaca disse...

uma vez o chico me paquerou. mas ele paquera todas ;)

Frederico disse...

Marisa, daquela Teresa, nunca mais tive notícia, lá se vão uns 10 anos, ao menos. Pelo que soube, anos atrás, foi para longe mas depois voltou, para SP. Até onde sei, aquela Teresa não seguiu as normas dessa Teresa do post. Mas se seguiu, ótimo. Ninguém tem nada a ver com isso. // Pediria que mandasse lembranças mas sei ser impossível e inoportuno, é claro.

Frederico disse...

Angela, vc não notou? a Teresa se mandou para a Polinésia e afins... Fusca o camarada CERTAMENTE não tem. Mas talvez até tenha bom gosto e seja Flamengo mesmo...

Vaca disse...

Hm, new beetle ele pode ter, né?
:)

Frederico disse...

Tá Angela pode ser um new beetle... mas só se for o terceiro ou quarto carro dele... Então digamos que o avô dele era um entusiasta pelos Fuscas, quando abriu a empresa que fez nosse personagem, anos depois, nascer em berço de diamantes; daí ele comprou o neo-fusquinha em homenagem ao vovô... (tô viajando)

Anônimo disse...

Certíssima a Terezinha, pois, como já dizia Nelson Rodrigues, dinheiro compra até amor verdadeiro.

Anônimo disse...

Já fui a Terezinha do romântico e do inteligente... quando será que vai aparecer o podre de rico? hahahah!!
Saudade de vir aqui!!
Beijos!!

Patrícia Cunegundes disse...

Frederico, tá fantástico! Posso mostrar seu texto no grupo de literatura? Muito bom mesmo.