segunda-feira, novembro 13, 2006

Moral da história: conheça seu advogado

Não é uma piada. À primeira vista é o que parece ser, mas não é; é sério. Ou, na verdade, deveria ser.

Pesquisamos no sistema interno de acompanhamento processual do tribunal e garanto que essa petição existiu. Embora não seja muito fácil - pois a chancela do protocolo ficou sobre o número do processo - é possível descobrir seu número. E buscando pela Vara do Trabalho no cabeçalho - décima-sexta - chegamos à confirmação: a doutora realmente cansou de entrar na Vara.

Acredite, é real. Imagine a festa que uma petição assim cria em qualquer juizado. Essa senhora é impagável. Nisso tudo, uma notinha de pesar: coitado do cliente!

Sem levar em consideração a apresentação - sabem aquelas petições ainda datilografadas à máquina? - e os milhões de erros ortográficos e de concordância, as partes que mais gosto são: "vem informar que de uma forma ou de outra" (!?!?!), "funcionários 'varistas' homossexuais, que têm muito" (ainda esculhamba com os pobres "varistas"), "conheço muito o direito, o errado e o certo" (!!) e, principalmente, "grandes constrangimentos com meu marido e ex-namorado" (peraí: com o marido e com o ex-namorado?!...).

E ótimo é o despacho, constrangido: "junte-se" (significa que a petição deverá ser juntada aos autos do processo, simplesmente, sem determinação alguma). Afinal, dizer o quê!?

15 comentários:

Denise S. disse...

Dizer o quê? Assim:
"Junte-se. Este Juízo rogozija-se com a renúncia manifestada pela I. causídica subscritora da petição de fls., visto que certamente não toleraria deparar-se, ainda uma vez, com manifestações deselegantes como as que aqui ali estão expressas. É lamentável verificar que uma profissional do direito maneja tão equivocadamente o vernáculo, a par de se valer de uma Corte de Justiça para exprimir as razões de foro íntimo que diz a haverem conduzido a cessar sua militância nesta Especializada.
A despeito dos termos impróprios da petição de fls., este Juízo se abstém de oficiar a OAB para a adoção das providências de estilo.
Publique-se na íntegra."

Frederico, MAS O QUE É ISSO????

Anônimo disse...

No geral, advogados não sabem escrever.

Frederico disse...

Denise, isso aí são as dezenas de novas faculdades abertas a cada ano e os DIÁRIOS vestibulares atuais. Esses dias vi que há uma faculdade CCAA de Letras e Comunicação, salvo engano (pois talvez seja de Direito). Se ainda não tem, terá dentro de alguns dias. Descobri, pela assinatura, o nome da advogada mas, propositalmente, dei uma apagada na assinatura. As tarjas pretas já tinham sido colocadas. Parece mentira mas é a mais pura verdade.

Frederico disse...

É, Leandro, mas, mais que isso, no geral AS PESSOAS não sabem escrever. Porém o presente caso é algo diferente: não é que essa advogada não saiba escrever. Ela não sabe pensar, isso sim. Já falei, mas repito aqui: essa petição é REAL; no entanto tal argumento (o dela) é falho, visto que praticamente todo juizado de primeiro grau chama-se "vara" (a não ser um ou outro juizado especial). Bem... isso só enfatiza a "maluquez" (diria Raul Seixas) dessa mulher.

Anônimo disse...

Eu não digo mais nada. Da minha profissão, relações públicas, tenho até medo de falar porque até promoter de 'boate' para homens é rp...
É o nosso país que, como já disse Charles de Gaulle, é uma bagunça.
bjs e bom feriado :)

Anônimo disse...

Meu filho,
que horror!!!!!!!!!!!
Desânimo com Z,(DEZÂNIMO) é DEMAIS!
O ítem no. 2 é hilário. RSRSRSRS
Bela advogada; CHIIIIIIIIIIIII.
Sem mais comentários.

Anônimo disse...

Hilário. Chorei de rir.

Suzi disse...

Da série "incrível, fantástico, extraordinário", não??
;o)

Frederico disse...

É, Suzi, ou então daquela série "Isto é in-crí-vel".

Eu não sei, você sabe? disse...

Achei que a advogada evangélica que deve "sastifação" ao marido e ex-namorado é uma doida mesmo. Que raoi de mdo de falar tanto em vara. Imagine para mim que sou ginecologista, que o problema em si não está na palavra, o que passaria na mente da advogada evangélica em questão...


Mais engraçado que esse história toda foi encontrar minha secretária rachando o bico enquanto lia seu imbloguio!

Giulia disse...

Doida? DesVARAda! Ela e seus VARões. Mas eu conheci uma advogada pior ainda, se dá pra acreditar! Pena que não consegui cópia do ofício pra dar umas gargalhadas depois.

Patrícia Cunegundes disse...

Eu tenho dois "adevogados", cuidando de dois processos há SÉCULOS. Às vezes, me dá vontade de "matá-los a ambos os dois".

Patrícia Cunegundes disse...

Eita, fiquei tão "emocionada" com o documento que você postou que esqueci de comentar sobre ele: PUTAQUEOPARIUUUUUUUUUUUU. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Ane Brasil disse...

Caracale!!!1 meu, isso é surreal... (**&&%$#@) (o que tá em parentêses significa a enxurrada de palavões que não posso escreer e que expressam minha admiração e espanto)
Rapá, c~e deixa eu postar isso lá no blogue? ah, vai, diz que sim!!! hehehe
sorte e saúde pra todos - até pra moça que não curte entrar na vara huahauauaa

Anônimo disse...

Fred,

O nosso dia ficou mais divertido na Vara...