domingo, novembro 12, 2006

Sombrinha do Seqüestro

Esse post iria chamar-se "Homens em pleno ataque de nervos", parafraseando Almodóvar e seu "Mulheres à beira...". Seria um bom e adequado nome, mas vale a pena salientar um peculiar aspecto em meio ao desatino.

A questão é que, em vista dos diversos ataques contra mulheres que têm ocorrido, parece que os homens enlouqueceram. Dia esses, em São Paulo, um sujeito se trancou numa loja por horas e horas, com a mulher e a amante (!). Ao cabo do imbróglio, matou a amante (ou foi a esposa?) e se matou. Um doido. Nesta semana, um ex-namorado deu vários tiros na ex. Um louco. Também uma mulher, em frente à filha de três anos (...) foi assassinada por dois homens, quando saia de casa pela manhã. O principal suspeitíssimo de encomendar a execução: o ex-marido, pai da garotinha! Um desvairado.

E na sexta-feira esse sujeito, que virou até manchete internacional, seqüestrando um ônibus, armado de revolver numa mão e puxando (pelos cabelos) a ex-mulher na outra, por que ela o deixou e, pelo que consta, o traiu. O jornal O Globo deste último sábado contou que o pessoal que passava nos outros ônibus gritava insultos para o ex-marido "descontrolado". Certamente referências a galhos na testa e similares. Constou também que o "desnorteado" ex-cônjuge chegou a exigir que seu nome não fosse revelado, já prevendo a pecha que iria levar. Mas André Luís Ribeiro da Silva, não teve jeito não: seu nome foi parar na agência Reuters, EFE, na CNN, El Clarín, imBLOGlio carioca, La Nación e todos os jornais do Brasil. Agora "guenta"...

Em meio à balbúrdia criada no entorno do ônibus parado à beira da estrada, com o marido ciumento mantendo a ex-mulher e alguns passageiros como reféns, eis que surge um vendedor de sombrinhas, aproveitando o clima chuvoso que insiste em manter-se sobre o Rio. E demonstrando um dos motivos porque o Brasil faz tanto sucesso no futebol e tem samba no pé (jogo de cintura!), lá ia o vendedor satisfeito com o lucro - cerca de sessenta sombrinhas vendidas - anunciando seu produto: "olha a sombrinha do seqüestrooo, quem vai querer a sombrinha do seqüestroooooow!?!?!?!?!!" !

(Pois é esta, sim, a verdadeira marca e face do povo brasileiro, como escreveu Caetano Veloso: "isso aqui, ô, ô, é um pouquinho de Brasil iaiá... desse Brasil que canta e é feliz, feliz, feliz... É também um pouco de uma raça que não tem medo de fumaça ai, ai e não se entrega não...")

20 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que eu tenho medo disso (homens loucos por conta de mulheres) porque meu ex-marido número dois é meio esquisito e até já mandou me seguir. Acredita que o traste pagava os porteiros para que eles dessem notícia sobre quem entrava e saía da minha casa?!?
Mad dog and englishmen...

Suzi disse...

Somos mesmo "incuráveis"...

De dentro do próprio ônibus em que estavam seqüestrador e seqüestrados, saíam gritos de "beija!! beija!! beija!!"... Brasileiros que adoram finais felizes, que querem ver histórias de amor.

Os que gostam de piadas e de ver o circo pegar fogo estavam nos outros ônibus, e falavam sobre "os galhos".

E na rua, o vendedor ambulante, com a grande sacada! Além de proteger os curiosos da chuva, seu produto saiu dali, nas mãos dos compradores, como um "souvenir" de um momento histórico noticiado para o mundo inteiro.

É... Isso aí é só um pouquinho do nosso Brasil!

Bom domingo!

Frederico disse...

Teve coro de "beija, beija", é ?!?! essa é muito boa... Olha, 1001 problemas mas não se nega que muitas vezes é uma terra divertida.

Frederico disse...

É Anne... esse aí é o tal do ciúme doentio... Mas ele já deve ter deixado de lado, arrumado outra pra atormentar. ;-)

Anônimo disse...

Agora que entendi como se responde no blog, voce faz um comentario embaixo do comentario da pessoa. SO da se so tiver um comentario, ou fica meio consfuso. Quanto a esses casos de homens atacando muhleres acho que tem muito a ver com esse descontrole momentaneo por causa das eleiçoes,o presidente cego, o PCC que fez o que quis. Da uma idéia de que nao ha lei e que cada pode fazer o que bem entender. Enfim, seu commnent nomeu blog vou responder desse teu jeito ai. BOm jeito.

Jonas Prochownik disse...

Acho que esse machismo neurótico do sujeitinho do ônibus é derivado dos sintomas de alguma disfunção erétil.

Anônimo disse...

Ah, Fred, é o que eu mais espero mesmo.
Sobre homens ciumentos: a história tem casos muito mais antigos, não tem nada a ver com o momento político.
Otelo mesmo está aí para provar que o ciúme é uma doença que atazana a vida das mulheres que pobremente caem de amor por homens loucos e descontrolados, mas muito bem disfarçados de normais até que ele, o ciúme, dá as caras.

Frederico disse...

Muito bem lembrado, Anne, muito bem lembrado... Essa questão do desejo desmedido pelo poder (pois me parece que é isso - poder sobre o outro) fica bem clara com Otelo cego pelo ciúme e Iago, cego pela inveja; Iago nada queria com Desdemona mas o encantava o poder que Otelo detinha... (tenho aqui em casa aquela versão moderna com Laurence Fishburne como Otelo e vira e mexe assisto)

Anônimo disse...

Esse meu amigo é muito chique, com edição do Otelo e eu aqui ainda tentando consertar a porcaria do dvd que veio com defeito de fábrica (rs). bjs

Anônimo disse...

Frederico,
Morri de rir com esse post!
Eu adoro o espirito empreendedor do brasileiro. E so cair uns pingos de chuva que em cada esquina aparecer um vendedor de guarda-chuva. Com certeza eles devem ter um sistema de metereologia proprio. Amazing!
O que nos falta e dinheiro para darmos cabo ao nossos sonhos empresariais.
Beijao amigo! Adoro teu blog beeemmm carioca me faz matar a saudade.
Soraia

Frederico disse...

É, Soraia, aqui na porta do Tribunal aparecem uns três, vendendo sombrinhas a 5 reais e "pavilhão" (o guarda-chuvão preto) a dez. De fome é que ninguém morre, isso é certo... Tivessem mais compromisso com essa gente toda (o famoso "povo"), estaríamos melhor que essa grande nação do norte que, por sinal, lhe acolheu. E aliás, deve estar começando um frio, hein? nossasinhora... ;-)

Anônimo disse...

Eu morro de medo dessas atitudes descontroladas de alguns homens.

Suzi disse...

pois teve, fred. teve mesmo!!
e foi notícia na CBN, até!
pasme!!
rs*

Anônimo disse...

Frederico,
Desculpa-me se nesse momento nao comento sobre esse post, mas estou sem tempo. Vim aqui, porque li o seu comentário a respeito de um comentário meu la no blog Trocando Figurinhas o post Montagem da vida,
segunda-feira, 30 de outubro de 2006. Outro dia volto, aqui, o.k.?! Ah! Dei uma curiosada bem ligeira aqui e achei o seu post Domingo, Setembro 24, 2006 Imbróglios cariocas e ESTOU RINDO ATE AGORA rsrsrsrs
:D Caiu bem essa risada.
Tchau
Marta
P.S. nao tenho blog.

Eu não sei, você sabe? disse...

Frederico, adorei a visita e realmente vc foi o primeiro a desejar um feliz natal!
Embuída nesse espírito te desejo um feliz Natal também!

Frederico disse...

Marta, volte sempre. PS: aquele lance do Batman foi ótimo mesmo.
;-)

Anônimo disse...

Meu caríssmo Fred. Concordo plenamente com você. Se fôssemos dar chance seríamos a melhor Nação do mundo!
Frio...Well, aqui nesse país ninguém ve o contorno do meu corpo por 9 meses. Dá para esconder uma gravidez e depois parir sem ninguém saber. hehehehehe.Porém já estou acostumada e ando bem pouco coberta e qualquer coisa temos Miami.
Beijos,
Soraia

Patrícia Cunegundes disse...

Oi, Fred, tô aqui!
Sabe, é uma loucura mesmo o que esses homens frustrados são capazes de fazer. Aqui no meu condomínio aconteceu um crime horroroso na semana passada com o mesmo roteiro - homem mata a ex-mulher. E só não matou os filhos porque a ex-sogra não deixou as crianças saírem com ele.
O sumiço tem várias razões, mas nenhuma justificativa. Portanto, estou de volta.

Jéssica disse...

Olá, achei vc por acaso... e tô aqui com um meio...rs... sorriso no canto da boca; meio pq td isso é muito triste, no de SP sujeito matou a amante grávida (dele!?) e matou-se e no Rio, ainda bem q acabou bem, mas a coisa foi bem tensa e estressante; e tb meio sorriso pela forma de vc contar sobre o vendedor do sombrinhas...rs...
Não é novidade, aqui no Brasil, até sonhos são vendidos.
Tenho parentes no Rio e eu simplesmente adoro td isso aí.
Um abraço e ótimo dia pra você*.*

Eu não sei, você sabe? disse...

Que coincidência! Mas vc viu o carro da minha amiga mesmo, ela disse que estava por lá no sábado!
Na verdade carros cor-de-rosa não passam muito batido e não tem outro igual,. ao menos não no rio!
Obrigada pelos elogios, já tinha estado no seu imblogio e também tinha curtido!