terça-feira, fevereiro 06, 2007

E a gente vai levando do jeito que dá

Ando preocupado com essa história de aquecimento global. Mas do que ser sério, o negócio parece que é irreversível. Se bobear, o balneário outrora alcunhado de Cidade Maravilhosa vai, simplesmente, acabar dentro de uns 50 anos ou pouco mais. Tenho pensado em vender o que tenho aqui, comprar em BH e morar no Rio de aluguel.

Sério...

(E não adianta querer vender daqui a uns... 20 anos, digamos. Se a "chapa esquentar" mesmo - literalmente - daqui a duas décadas tudo aqui não vai valer nada. Espero que nenhum potencial comprador do meu imóvel esteja me lendo)

-o-o-

Mas na semana passada, na quarta-feira, viajei para um lugar lindo demais que, por sinal, não deverá ser muito afetado pelo efeito estufa (ou, pensando bem, será... Sei lá). Fui conhecer um condomínio a 300 km de BH chamado Escarpas do Lago, na represa da hidrelétrica de Furnas.

Dizer que é es-pe-ta-cu-lar e colocar fotos aqui, seja lá quantas forem, não dará a dimensão da beleza dessa represa que banha dezenas e dezenas de cidades e municípios e que numa direção você pode percorrer 110 km de barco e noutra, uns 90 e, em outra mais, cerca de 100. Um colosso surpreendente. Li em algum lugar que o perímetro de sua (muito sinuosa) margem é de 2.000 km. Incrível.

O tamanho do lago se revela quando, ao voltar de um passeio a dois fantásticos cânions - a cerca de uma hora de lancha a partir do condomínio - estivemos, por alguns minutos, navegando sinceramente perdidos (o que foi resolvido com uma crença cega na bússola, na posição do Sol e em uma carta náutica). Além disso, a beleza do lugar, aliada à envolvente hospitalidade mineira, ratifica os versos daquela velha marchinha "oh, Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais...".

A dica de turismo é, portanto, Escarpas do Lago, que já foi chamado de "a Miami mineira".

Mas, como em Angra dos Reis, tenha um barco à mão.

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu já estou apavorada desde o ano passado, quando vi o filme do Al Gore.

Frederico disse...

Teresa, pois então... Eu nem assisti ao filme, mas sinto o drama na pele. Outro dia saiu uma notícia atestando que as duas cidades litorâneas que seriam mais afetadas, no Brasil, seriam Recife e... Rio de Janeiro! Imagina... Bom, Paris não seria DIRETAMENTE afetada mas, numa hecatombe dessa magnitude, sobraria para todo o mundo - sem falar nesse mau humor do clima que temos suportado. Só falta agora aparecer uma notícia do tipo "meteoro gigante aproxima-se perigosamente da Terra". Mon Dieu...

Anônimo disse...

Fred, não conheci Escarpas do Lago mas tinha um amigão meu que tinha casa por lá. Só gente da society mineira diga-se de passagem, mas então vosmicê tá muito poderosooooooooo, beijos

tem a lagoa do Miguelão, cahorreira dos macacos e outros condominios bem bacaninhas, viu!!!!!!!!

Mosana disse...

lindo mermo.. nem me fale nesse aquecimento global q eu fiquei deprimida com o fantástico de domingo menino..
no interior de sp.. perto de atibaia e região.. tem umas represas fenomenais tb.. cada condominio liiiiiiiindo de viver!
uma hora, se puder, vá conhecer!
beijos

Hane disse...

Que legal!
Eu conheço o lugar porque trabalho em Furnas! (Ai, nunca pensei que fosse divertido falar isso - rs). É lindo mesmo...
beijos

Claris disse...

Sempre quis conhecer a região de Furnas... um dia ainda vou! Beijooo

Denise S. disse...

Que coisa linda, heim, Frederico? É bom comprar agora uma terrinha num lugar alto e que, de preferência, tenha água farta. No futuro a terra vai valer não por ela, mas pela água.

Anne, também trabalhei em Furnas, e adorava. Sinto uma imensa saudade de meus amigos e da empresa. Dos lugares que trabalhei, foi onde mais me senti em casa.

Liliane de Paula disse...

Frederico fiquei assustada com a notícia de que Recife será afetada. Moro aqui e defronte ao mar.
Sou urbana toda. Acho que não me adaptaria a morar em cidade pequena.
Liliane de Paula

Liliane de Paula disse...

Frederico vai para "meu paraiso"? Que maravilha! Volto lá assim que tiver férias pós-ex-diretora e no SAMU. Em setembro talvez. Como o filme: quando setembro chegar.Vou sim.
Liliane de Paula

Anônimo disse...

Não esqueça de me avisar quando vai mudar para BH e leve o Othello e Gaia porque vou morar em Salvador e só levo a Princesa o Charles e Augusta.